Núcleo de Apoio ao Aluno e ao Professor
O Núcleo de Apoio ao Aluno e ao Professor é o órgão de apoio encarregado de cuidar do ensino e das atividades relacionadas ao seu âmbito de atuação, objetivando criar unidade acadêmico-pedagógica entre cursos e instituição.
As políticas de qualidade direcionadas aos discentes, egressos e docentes da Fazu visam garantir a excelência na formação de profissionais capazes de integrar o mercado de trabalho, por meio de competências atualizadas, conforme demanda ou tendências.
Com os objetivos de identificar o perfil do ingressante nos cursos da Fazu, criar e implementar estratégias que garantam seu melhor nivelamento nos conteúdos e prepará-lo da melhor forma para sua inserção no mercado de trabalho, através do fomento do estágio junto a empreendimentos que proporcionam aproveitamento técnico para o aluno ainda em formação, a Fazu integra o discente através programas de apoio acadêmico-pedagógico.
Transferência e Aproveitamento de Estudos
No limite das vagas existentes e mediante processo seletivo, a Fazu aceitará transferências de alunos provenientes de cursos idênticos ou afins, ministrados por estabelecimento de ensino superior nacional, na época prevista no calendário acadêmico.
Saiba mais sobre as Transferências para a Fazu.
Extensão e Imersão Profissional
A Fazu oferece apoio para a participação de alunos em eventos como feiras, congressos, encontros, seminários e oficinas.
Para tanto, divulga agenda de eventos relacionados às áreas dos cursos oferecidos e promove auxílio financeiro para alunos que participam na condição de expositor
A instituição realiza regularmente atividades dessa natureza envolvendo toda a comunidade interna e membros da comunidade externa.
Além disso, apoia a divulgação de trabalhos de autoria dos seus alunos.
Apoio Pedagógico
A Fazu oferece aos alunos orientação acadêmica no que diz respeito à vida escolar e à aprendizagem.
A consultoria ao discente é realizado pelos professores, coordenadores de cursos e de ensino.
Parte do corpo docente possui carga horária reservada para atendimento extraclasse de alunos.
É oferecida ainda orientação ao discente que apresenta problemas psicopedagógicos que afetam a sua aprendizagem.
Nivelamento Acadêmico
O Nivelamento Acadêmico, aplicado após diagnose feita pela Supervisão Pedagógica, tem como finalidade recuperar conteúdos que estejam dificultando o processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas básicas dos cursos de graduação; diagnosticando e minimizando possíveis impedimentos do aluno, por meio da revisão e complementos de conteúdos básicos de disciplinas consideradas essenciais para o êxito do aluno na educação de nível superior.
Monitorias
Para os discentes que demonstrarem interesse pelas atividades acadêmicas, a Fazu lhes oferece o programa de Monitorias, que pode ser tanto voluntária quanto remunerada e privilegia a aprendizagem gerada nas experiências do cotidiano, na medida em que os alunos trabalham com os professores no desenvolvimento das atividades de ensino, especialmente no que se refere à organização e preparação de material didático, ao desenvolvimento de práticas de revisão de conteúdos e à solução de exercícios pré-encaminhados para a turma da disciplina, pelo respectivo professor.
Saiba mais sobre a Monitoria Remunerada.
Atividades Práticas Orientadas (APO)
Com os objetivos de fortalecer e criar novos setores de serviços ou produção no Campus e na Fazenda Escola da Fazu, fomentando-os e expandindo os convênios com empresas do segmento e, sobretudo, garantir experiências práticas aos alunos, proporcionando-os a vivência de rotinas de trabalho e integrando os períodos e cursos da instituição, as Atividades Práticas Orientadas visam situar o aluno como um profissional atuante, estimulando-o a consolidar seu aprendizado de forma eficiente, tomando como base algumas das situações reais do mercado de trabalho.
Estímulo à Iniciação Científica
Através de parcerias com sua mantenedora Fundagri (Fundação Nacional para o Desenvolvimento das Ciências Agrárias) e com a Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), a Fazu visa promover o desenvolvimento científico e tecnológico e executar pesquisas necessárias ao progresso social, econômico, ambiental, cultural.
Saiba mais sobre os Programas de Iniciação Científica.
Estímulo ao Uso da Biblioteca
O corpo docente da Fazu desenvolve seus planos de ensino e atividades acadêmicas visando a continuidade do estímulo à ida dos alunos à biblioteca para a consulta de periódicos científicos e produção de projetos de pesquisa aplicada, estratégia que tem por objetivo fortalecer o entendimento de que a ciência deve ser a base para o desenvolvimento do espírito investigativo na busca por soluções ou inovações para a cadeia do agronegócio, em suas diversas áreas de interação profissional.
As ações de orientação ao uso da biblioteca destinadas aos alunos ingressantes receberam o nome de Programa de Educação de Calouros.
Já os alunos concluintes, que muito dependem das normas técnicas para a elaboração de seus Trabalhos de Conclusão de Cursos e na condução das pesquisas nos projetos integradores, recebem o reforço e orientações necessárias no Programa de Educação de Formandos.
Conheça a Biblioteca Dora Sivieri e seus serviços.
Programas de Benefícios para Alunos Fazu
Programas como o Aluno por Aluno, Número Mínimo de Créditos, Desconto por Pontualidade e Monitoria e Estágio Remunerados constituem alguns benefícios financeiros aos seus alunos.
Conheça os programas.
Programas de Benefícios para Ingressantes
Visando facilitar o acesso e a permanência do discente na instituição, foram incorporados na relação de bolsas e benefícios financeiros os programas federais e os instituídos pela Fazu, em razão de parcerias com empresas, organizações sociais, associações e sindicatos.
Alguns favorecem integralmente ao aluno, enquanto outros facilitam seu ingresso e permanência na IES, por suportarem parte da mensalidade, seja por meio do benefício oriundo de parcerias ou por atividades desenvolvidas pelo estudante na instituição.
O trabalho educacional realizado na Fazu desenvolve ações que permitem a inclusão social, por meio de programas diversos, tais como: gratuidade integral para o primeiro colocado no processo seletivo/vestibular; bolsas de estudo para egressos de escolas públicas; convênios com entidades, dentre outros.
Conheça os programas.
Ciência sem Fronteiras
Visa promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia.
O projeto objetiva promover intercâmbio internacional, de forma que alunos de graduação e pós-graduação realizem parte de seu curso no exterior, com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação.
Núcleo de Línguas e Cooperação Internacional Fazu
O Núcleo de Línguas Fazu foi criado para oferecer aos alunos da instituição uma oportunidade única de aprender inglês e futuramente, outros idiomas, de forma integrada ao conteúdo específico da área que os estudantes se formam, com temas direcionados a cada curso, incrementando e consolidando as iniciativas de internacionalização em processo na faculdade, além de oferecer serviços de correção e tradução de artigos para os idiomas espanhol e inglês. Consequentemente reduzir a barreira linguística e as atrair professores estrangeiros, para expandir a faculdade em tamanho e qualidade no cenário nacional e internacional.
Conheça os Núcleo de Línguas e matricule-se.
Com os objetivos de identificar o perfil do egresso dos cursos da Fazu, oferecer um ambiente virtual que permita a identificação e o contato contínuo entre seus egressos e estreitar o vínculo institucional, fomentando o relacionamento contínuo entre a instituição e seus ex-alunos, a Fazu integra o egresso através de canais de comunicação direta com a faculdade.
Portal do Egresso
Criado para ser um canal permanente e dinâmico de comunicação entre a Fazu e seus ex-alunos, esse ambiente pretende estabelecer um vínculo contínuo, buscando estender e intensificar a relação de confiança já estabelecida em outros momentos de sua formação.
Atualmente, o Portal do Egresso Fazu oferece aos ex-alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da instituição um cadastro de dados e depoimentos, que ficam visíveis para quem acessar a página, juntamente às fotos do egresso que compartilharam suas opiniões.
Já existe a proposta de revitalização do Portal para expandir os benefícios de relacionamento aos ex-alunos Fazu.
Acesse o Portal do Egresso Fazu
Apoio à Formação Continuada do Egresso
A ideia de revitalização do Portal apresenta propostas de apoio aos egressos de seus cursos, em ações que permitem identificar tendências ou áreas do saber a serem fortalecidas, instituindo políticas como sendo de colocação no mercado de trabalho; atividades de extensão e programas de educação continuada, seja por meio de cursos de pós-graduação ou de capacitação profissional.
Colocação de Egressos
A consolidação da importância de uma IES para a sociedade ocorre na percepção da qualidade profissional dos egressos por ela formados, pelo resultado de atuação em seus respectivos postos de trabalho, cuja satisfação mútua gera benefícios a toda comunidade acadêmica a ela vinculada.
Empenhar-se na busca pela excelência educacional e na colocação desses profissionais recém-formados em oportunidades promissoras, valorizando o empenho, a responsabilidade e o compromisso dos mesmos, certamente resulta em reflexos no processo seletivo para o ingresso na IES, evolução no empenho aos estudos pelos discentes e maiores investimentos internos e externos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Neste sentido, o Programa de Colocação de Egressos da Fazu possibilita a adoção de ações estratégias de marketing, direto e indireto, junto às empresas parceiras e em potencial, consolidando a proposta de tornar o relacionamento interinstitucional mais intenso e proveitoso a ambas as partes.
Também pode ocorrer a identificação de informações relevantes à formação ou qualificação profissional, gerando oportunidades de readequação dos projetos pedagógicos dos cursos; realinhamento dos perfis profissionais a serem formados; maior retenção de alunos na IES; e a revisão dos planos de marketing aplicados na captação de alunos.
Espera-se que o Programa de Colocação de Egressos da Fazu subsidie também propostas de atividades e cursos para a atualização, complementação e formação de novas competências, com o objetivo de formar ou aperfeiçoar profissionais, tornando-os mais qualificados para as novas demandas apresentadas pelas empresas parceiras.
Com os objetivos de estimular a qualificação do corpo docente por meio de estudos periódicos, sistematizados semestralmente pelas coordenações de ensino, que propiciam encontros específicos, a Fazu integra o docente através de programas de acompanhamento e avaliação de seu trabalho.
Nestes encontros, são discutidas questões metodológicas, pedagógicas que possam auxiliar o trabalho docente diante das mudanças educacionais pertinentes.
O projeto oportuniza ao corpo docente condições favoráveis para participação dos professores em congressos, seminários, workshops, bem como na realização de cursos de pós-graduação lato e stricto sensu.
Além disso, o trabalho executado pelo corpo docente da Fazu é acompanhado pelas coordenações de curso e de ensino e é posteriormente avaliado pelos discentes por meio de questionário institucional aplicado no Aluno Online.
Conheça a CPA da Fazu e veja os resultados da Avaliação do ano de 2016.