Engenharia Agronômica
Compartilhe
Avaliação do MEC:
Ato Legal:
Tipo:
Modalidade:
Galeria de imagens
Duração:
Matriz Curricular:
Unidade:
Próxima Turma:
Turno:
Carga Horária:
O Engenheiro Agrônomo formado pela Fazu domina os sistemas de produção vegetal, atuando de forma sustentável desde o preparo do solo até o gerenciamento de toda a cadeia produtiva.
O curso de Engenharia agronômica da FAZU está no mercado a 34 anos sendo reconhecido como o melhor curso privado do pais pela avaliação do Ranking Universitário da Folha de São Paulo nos anos de 2023-2019-2018-2017. É estrelado com nota 4 ou conceito “muito bom” na avaliação realizada pelo Guia da Faculdade, parceria do Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo. Através de seus serviços educacionais, busca sempre contribuir com o desenvolvimento do país e em especial de Uberaba, que possui um dos maiores complexos do agronegócio brasileiro.
A Fazenda Escola da Fazu possui quase 186 hectares e fica dentro do campus, dentro da cidade.
Na Fazenda Escola de 186 hectares dentro da cidade encontra-se os setores agropecuários que permitem o desenvolvimento das atividades práticas/profissionalizantes dos cursos de Agronomia.
• A infra-estrutura conta com um galpão de equipamentos agrícolas;
• O setor de produção vegetal permite a produção de sementes e mudas (espécies nativas, frutíferas, ornamentais e medicinais);
• Horticultura convencional e hidropônica;
• Irrigação (dos aspersores convencionais até uma estação de pesquisa com pivot central);
• Compostagem;
• Produção Vegetal (soja, milho, sorgo, café, cana-de-açúcar, mandioca), Silvicultura (teca, eucalipto, pinus, seringueira, ILPF);
• Pomar com diferentes frutíferas da região tropical;
• Laboratórios de solos e bromatologia, entomologia, microbiologia e anatomia e morfologia vegetal.
Na área de produção animal a FAZU conta com setores ligados a bovinocultura, incluindo confinamento com mensuração automatizada de consumo e leite orgânico, campo agrostológico, ovinocultura, suinocultura, equideocultura, apicultura, avicultura, cunicultura e apiário.
A fazenda conta com uma área de 30 hectares para o cultivo de milho e produção de silagem. Todos os setores estão envolvidos com ensino, pesquisa e extensão universitária, com possíveis parcerias com empresas renomadas no âmbito agricultura, tais como: Nutrição vegetal, manejo fitossanitário, melhoramento vegetal, sustentabilidade ambiental, dentre outras.
Graduada em Engenharia Agronômica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) com intercâmbio no Instituto politécnico de Bragança (IPB) Portugal; Mestra em Agricultura Tropical (Comportamento de herbicidas) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Doutora em Fitotecnia (Manejo Integrado de Plantas Daninhas) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Na Fazu é coordenadora do Curso de Engenharia Agronômica e professora das disciplinas de Biologia e controle de plantas daninhas e Introdução à Agronomia.
Tem experiência na área de Produção vegetal, com ênfase em Sistemas de Produção e Manejo fitossanitário, atuando principalmente nos seguintes temas: Plantas daninhas, comportamento de herbicidas, sistemas integrados de produção agricola, fertilizantes orgânicos e microbiologia agrícola.
Fale com a coordenadora
Telefone: (34) 3318-4154
E-mail: kamila.mielke@fazu.br
PROFARMERS – Empresa Júnior do curso
Possibilita que nossos alunos membros trabalhem diretamente com empresas do mercado, realizando atendimentos e consultorias reais, supervisionados pelos professores especialistas nas áreas.
GRUPOS DE ESTUDO – Aperfeiçoamento prático de conceitos e técnicas
Grupo de Estudo e Pesquisa e Entomologia Aplicada (GEPEA)
Núcleo de Estudos em Sistemas Integrados (NESI)
Grupo de estudos de Nutrição de Ruminantes (RUMINAR)
DIRETÓRIO ACADÊMICO – A conexão entre alunos e a instituição
Chapa atual: Alysson Paolinelli – Presidente: GABRIEL ADRIANO DE SOUZA SILVA
Conheça nosso Corpo Docente
Talvez você se interesse por outros cursos